Educação sexual

Posted by on domingo, março 8, 2009, 0:17
Esta notícia foi postada na categoria Sexualidade e possui 12 Comentários até agora.
Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

A sexualidade é uma das mais diversas formas de expressão do nosso corpo, que se dá através da busca pelo prazer. A idéia de prazer pode variar entre os indivíduos levando em conta sua realidade, mas de uma maneira ou de outra todos os indivíduos possuem sexualidade.

Paixão, beijos, relação sexual, orgasmo, hetero e homossexualidade, esses e outros assuntos são de extrema importância para serem discutidos dentro de uma disciplina, que deveria ser obrigatória, chamada Educação Sexual.

Com o objetivo disseminar o conhecimento sobre responsabilidade sexual, por meio da educação, o Instituto Kaplan disponibiliza a educadores, psicólogos, terapeutas e profissionais interessados na área, possibilitando aperfeiçoamento e formação com livros e jogos didáticos.

Como sócio-educadora, indico o “Jogo de Corpo” que possui grande eficácia no que diz respeito aos trabalhos já realizados em orientação sexual. Este jogo é um material educativo que utiliza metodologia participativa como base, é composto de um livro, com textos informativos e sugestões de dinâmicas de grupo sobre os principais assuntos a serem abordados com adolescentes, e 4 jogos criados especificamente para tornar mais eficaz e descontraída a conversa sobre sexualidade. Os temas abordados pelos jogos são Puberdade, Reprodução Humana, Contracepção e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Na interdisciplinaridade, conceito muito discutido atualmente por educadores, deve haver um espaço para a educação sexual, para que seja possível não apenas um ensino cognitivo, mas reflexivo sobre as questões relacionadas ao sexo e seu contexto atual, livre de preconceitos e tabus.

O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações indesejadas.

E, este é o nosso papel: fugir de nossos preconceitos para enfrentar a sexualidade como uma realidade da condição humana que deve ser tão explorada quanto qualquer outro tema.

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

12 Comentários para “Educação sexual”

  1. Blenda Hayda Barbosa
    2009.03.12 23:49

    :D
    Oie..Flavia..Gostei muito do artigo da sexualidade…. bjus

  2. 2009.03.14 20:54

    Oi Blenda! Que bom que gostou.

    Obrigada por sua visita!

  3. Odaléia Peroza
    2009.06.26 17:58

    OLá. Li seu texto porque estou elaborando um projeto escolar de orientação sexual com alunos de 6ª série EF até a 3ªsérie do EM. Sou orientadora educacional de uma escola pública estadual de Santa Catarina, com 830 alunos divididos em três turnos. Gostaria de obter sugestões de atividades para abordar esse tema com os alunos (dinâmicas, jogos etc).

    Obrigada!

    Olá Odaléia, em breve colocaremos mais atividades e textos relacionados ao tema sexualidade!
    Cadastre-se na página principal do nosso site e receba as novidades por e-mail.

    Obrigada por sua visita.

    Abraços,
    Psicóloga | Online!

  4. P.
    2010.01.29 20:04

    oi tenho que resolver um probleminha tenha mae mas tenho verginha de perguntar isso pra ela
    qro tirar uma divida minha tenhu uma namorado e minha vida sexual é otima ja namoro a um ano e tenha essa vida sexual a nove meses e nesses nove meses nao consegui gozar sinto tesao por ele e mto mas na hr que sobe aquele tesao sabe…sai só uma gosminha transparente e nunca consegui gozar ele se preocupa pois ate acha que nao consegue me satisfaser o que faço isso é doença tem tratamento ou oq???

    Olá P.
    Bem, primeiramente devemos saber que o orgasmo, mais conhecido como gozar, é diferente nos homens e nas mulheres. O orgasmo é sensação máxima de prazer na relação sexual, e nos homens é manifestada através da ejaculação, quando sai um líquido esbranquiçado do pênis em forma de jato – o sêmen. Essa sensação é muito intesa e o jato vem no final da relação sexual. Para as mulheres já é bem diferente, o orgasmo feminino vem por sensações muito prazerosas, que podem ser confundidos com uma vontade grande de fazer xixi, mas o gozo feminino não vem acompanhado de um jato, a gosminha transparente que você descreve, provavelmente deve ser o líquido lubrificante que deixa sua vagina preparada para receber o pênis, isso é normal, na verdade isso deve acontecer para a relação seja mais prazerosa. E é bom saber que o orgasmo não é obrigatório, ele às vezes acontece e às vezes não. Não é bom o casal ficar se cobrando por isso. Então para você gozar, basta você relaxar no momento da relação e descobrirem, você e seu parceiro, o que mais faz você sentir prazer para que você atinja o orgamo.

    Obrigada por sua visita!
    Psicóloga | Online!

  5. laura janaina
    2010.09.10 02:04

    Adorei esse site estou pensando em prestar vestibular para psicologia e já posso tirar algumas dúvidas.Esse artigo sem dúvida foi de extremo interesse por que os jovens de hoje em dia apesar dos ínumeros meios de comunicações eles ainda sentem dificuldades para falar sério sobre esse assunto!

  6. Mariana
    2010.10.24 18:14

    :-D
    Bom..Flavia..acho mtoo interessante o fato desse assunto ser tratado nas escolas…pq hj em dia o preconceito esta excessivo…pena q nem tdas as escolas se interessam por isso…

    Eu pretendo cursar psicologia pq eh uma area q eu me identifico bastante..
    Adoreei o texto..
    bjao

  7. :lol: Oie.. acho muito interessante que esses tipo de assunto tenha em todas as escolas e muito importante mesmo pra que ele fica tendo a noção…

  8. 2011.02.27 00:54

    Oii Flavia gosteei mto da sua opiniao sobre a suxualidade isso pode me ajuda mto pra mim faze meu trabalho de Portugues a sua opiniao e mto booa adoreeei seu textoo mto ,mto boooun Bjooos logo logo eu volterei

  9. 2011.02.27 00:55

    e isso e mto importante para os adolescentes

  10. José Carlos Quarentei Mercer
    2011.06.23 22:51

    Ótimo o texto.

  11. Jéssica
    2011.09.15 10:41

    Olá Flávia, sou estudante de psicologia, e estou no 2º ano, e dentro do tema Sexualidade, tenho procurado assusntos abordando homosexualidade (gostaria de estudar um pouco sobre o assunto). E gostei do modo como vc escreve, se possível me informe alguns textos do tema acima. Obg!!!

  12. Katsu
    2012.04.16 14:18

    Ola  eu li todo o artigo e gostei   e ate acho que o governo deveria torna a educaçao sexual uma materia para escolas publicas  assim poderia ate diminuir os caso de gravidez na adolecencia  e muitas outras coisa …

Deixar um comentário